A Esquadrix

A trajetória da Esquadrix sempre foi marcada pelo compromisso com a qualidade e pela busca contínua de desenvolvimento

A história da Esquadrix está fortemente ligada a um sentimento de empreendedorismo. Quando o empresário Luis Carlos Mota decidiu iniciar suas atividades, em 1980, ele dava um importante passo na construção de uma empresa que figuraria entre as principais no segmento de esquadrias de alumínio no Brasil.

Um espaço modesto na garagem da residência de sua mãe deu origem ao próprio negócio no segmento. “Até então, meus primeiros conhecimentos no ramo foram adquiridos enquanto trabalhei como ajudante em uma empresa do ramo especializada. Naquela época, grande parte das esquadrias era feita em ferro, e quem utilizava o alumínio, geralmente, vivia com melhores condições financeiras”, conta o empresário.

Com faro apurado para novas oportunidades, Mota procurou se especializar na fabricação e montagem de diversos tipos de esquadrias de alumínio, de maneira a atender às necessidades da época com soluções rápidas e inovadoras. Desde então, o negócio só prosperou e, em 1994, a pequena serralheria começou a ganhar aspecto de empresa, mudando-se para um local maior no bairro de São Mateus. “Até então, eu era apenas um serralheiro que trabalhava por indicação”, lembra Mota.

Evoluir com excelência no segmento não foi uma tarefa fácil. Sociedades rompidas e tentativas frustradas de prosseguir com o próprio negócio foram algumas das dificuldades superadas ao longo de sua trajetória como empreendedor iniciante. “Ninguém nasce com experiência, é algo que se adquire com dedicação ao longo do tempo. A ideia de como funcionava uma empresa e como eu deveria agir para administrá-la foi algo adquirido com base em esforço contínuo e vontade de crescer”, acrescenta o proprietário da Esquadrix.

Rumo a Novas Conquistas

A boa aceitação dos produtos estimulou a Esquadrix a continuar investindo em suas operações. Em meados de 1998, a empresa se mudou para um galpão no bairro da Vila Formosa. Com uma imagem de alta credibilidade e excelência no atendimento, os resultados obtidos superaram todas as expectativas. “Nessa época, começamos a divulgar a nossa qualidade e os clientes que havíamos conquistado, também, por meio de um site, gerando resultados satisfatórios”, comemora Mota.

Com uma posição consolidada no mercado, a empresa continuou progredindo. Em 2006, a aquisição de um terreno mais amplo permitiu o aprimoramento no trato das esquadrias de alumínio, tanto no que diz respeito ao recebimento e armazenamento do material, como também no processo de montagem das esquadrias, com novos equipamentos, de forma a oferecer produtos cada vez mais duráveis e com qualidade garantida.

Segundo o empresário, essa preocupação reflete o compromisso da Esquadrix com o cliente. “A Esquadrix não está focada no volume, mas sim na qualidade do que está sendo produzido. A necessidade de construir o próprio destino resultou em uma empresa que vai buscar parceria e fornecedores confiáveis, além de um padrão de excelência que visa a atender à ampla satisfação do cliente a qualquer momento, para que, dessa maneira, passe a fazer papel de ‘vendedor’ de nossa empresa”.

Foi nesse contexto que a Esquadrix atingiu, ao longo dos seus 30 anos de existência, uma posição privilegiada no mercado. Desde a sua origem modesta, a empresa vem reafirmando sua imagem empresarial de solidez e inovação, motivos de grandes recompensas para todos. “É muito gratificante saber que ainda somos procurados por clientes antigos, atendidos quando a empresa ainda ‘engatinhava’ em sua trajetória. Pessoas que, desde aquela época, sabiam o quanto somos profissionais e que continuam confiando na nossa capacidade de suprir a todos os padrões de exigência”.

Atualmente, os produtos Esquadrix estão presentes em diversos Estados do Brasil, resultado de relações comerciais mantidas com diferentes públicos. “Nossos produtos atendem a todas as classes sociais. A razão para a nossa reputação e tradição no mercado é simples: procuramos vender os melhores produtos e os últimos lançamentos no ramo, além de oferecer as melhores condições de pagamento e a melhor assistência. São essas as bases que norteiam as nossas atividades e formam os nossos valores corporativos. A Esquadrix certamente continuará crescendo, porém, sustentada nos mesmos princípios que a fortaleceram desde o início”.